Central de Atendimento: 19 3601-1970/ 3601-0525

Notícias

Invista na construção de um cardápio vendedor

Um cardápio vendedor

De acordo com a Abrasel, cerca 80% dos estabelecimentos de food service fecha em menos de dois anos. Um dos problemas enfrentados é falta de planejamento e, consequentemente, uma gestão inadequada. Um outro fator importante para considerar na criação de um restaurante é o cardápio. Ele será a porta de entrada, atraindo público simpatizante e buscando os sabores divulgados.

Você, empresário do setor, planejou com cuidado e criatividade o seu cardápio? Considerou o público que você busca?

Segundo divulgação do site Food Magazine, um bom cardápio precisa ter ficha técnica de cada item do menu, isso irá orientar o funcionamento da empresa, controle de custos, rotina de compras e todo o planejamento da cozinha.

A ficha técnica auxilia, também, no cálculo do rendimento, no custo de cada ingrediente, quantidade aplicada, custo de cada prato e o preço final a ser cobrado, já considerando o lucro.

Crie conexão com o seu público-alvo, considere as tendências para 2019 no setor e invista tempo no planejamento. O sucesso do seu estabelecimento depende de você.

 

Fonte: Assessoria Alcalá
Foto/Crédito: Istock

 

Solicite um representante Alcalá e garanta as melhores soluções para a sua cozinha profissional: (19) 3601.1970 | (19) 3601.0525.

Tendências para o setor de alimentação em 2019

Tendências para o setor de alimentação

O ano de 2019 revela mudanças e tendências em todos os setores. Como será 2019 para o setor de alimentação? A Alcalá pesquisou as novidades e separou algumas informações importantes. Vamos conferir?

Comer fora
O delivery é uma tendência que vem crescendo há muito tempo. Para que a escolha seja comer fora, é necessário que restaurantes improvisem, sejam criativos para atrair o público e foquem na experiência para o cliente.

Comida de verdade
Comida de verdade é outra tendência para 2019. Muitas pessoas procuram alimentos reais, em seu estado mais natural possível. Por isso, chefes de cozinha e empresários, sejam criativos e elaborem cardápios diferenciados, atendendo a todos os gostos. Aqui vale um ponto positivo para restaurantes e redes: alimentos industrializados está em baixa, portanto, aposte em ingredientes frescos, naturais e porque não orgânicos?

Alimentos crus
Alimentos crus é um adendo para o parágrafo anterior, porém, totalmente crus. Muitas receitas passam a ter alimentos crus como legumes, ricos em amido, nozes e também carnes e peixes. O não cozimento do alimento preserva os melhores nutrientes, como proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas.

Café gourmet
Quem não é apaixonado por café com aquele cheiro maravilhoso, preparado por um barista conceituado e com um gosto único? Aposte na criação de cardápios especiais com cafés. Adicione leite, essências, licores e, claro, criatividade na preparação artística. Com o constante crescimento do veganismo no Brasil, aposte em leite de amêndoas ou de castanha de coco, seu cliente especial vai agradecer.

Sobremesas e lanches
E o veganismo e vida saudável também merece atenção para lanches e sobremesas. Substitua o açúcar por adoçantes naturais, adicione alimentos naturais aos doces, sem deixar de lado a textura e sabores que só você sabe fazer.

Coquetéis sazonais
Procure oferecer coquetéis sazonais, clássicos à base de frutas e vegetais da estação. Em 2018 essa tendência foi iniciada e vem com tudo para 2019.

Delivery
O boom do delivery vai ser ainda maior em 2019: aposte na entrega em seu restaurante. Já se foi o tempo em que o delivery era feito apenas para pizzas e fast foods. Seja diferente, invista na entrega.

 

Fonte: Assessoria Alcalá
Foto/Crédito: Istock

 

Solicite um representante Alcalá e garanta as melhores soluções para a sua cozinha profissional:
(19) 3601.1970 | (19) 3601.0525.

Alimentação saudável deve ser iniciada na infância

Crianças amam doces, salgadinhos, chocolates e pirulitos. Mas, é claro, que a vida não é feita somente de doces. E, como é possível ter uma vida mais regrada na alimentação? Iniciar a alimentação saudável na infância é o melhor caminho para ser contínuo na vida e não apenas de fases.

Segundo uma pesquisa realizada pela Obesity Reviews, por Stephanie Anzman-Frasca, bebês e crianças desenvolverão as preferências por alimentos saudáveis se durante a gestação a mãe também se alimentar com eles.

O feto fica exposto a esses novos sabores e, quando maior, fica propício a apreciar esses sabores mais facilmente. Depois do nascimento, durante a amamentação o bebê também terá acesso a esses sabores através do leite materno.

Na introdução alimentar, é comum os bebês recusarem os alimentos. É preciso incentivar várias vezes e, em numa das tentativas, eles aceitarão mais facilmente o prato. Estima-se tentar entre 10 e 15 vezes. No meio desse processo, a criança pode comer, gostar e pedir para comer determinado legumes que você nem imaginava que ela comeria.

Para ajudar no processo, algumas dicas:
– Varie os alimentos. Não dê todos os dias o mesmo prato e alimento. Assim, ele esquece da aparência de cada um e pode dar certo na próxima tentativa;
– Faça estratégias de recompensa para motivar a degustação. Tente sem isso, porém, num momento pode ajudar a experimentar e, consequentemente, aprovar o alimento;
– Insira nas refeições bebidas saudáveis. Dessa forma, numa visita a algum restaurante, a criança seguirá os hábitos de casa.

 

Fonte: Assessoria Alcalá
Foto: Freepik

 

Solicite um representante Alcalá e garanta as melhores soluções para a sua cozinha profissional:
(19) 3601.1970 | (19) 3601.0525.

Novo na cozinha? 10 dicas culinárias para facilitar sua vida

Acabou de casar ou é novo na cozinha e já está enfrentando dificuldades na hora do preparo das refeições? Não se desespere, com as dicas de hoje que separamos para você, não será necessário recorrer à família, você vai dar conta e logo estará um especialista tanto na compra de alimentos, como nas preparações.

Cortar, limpar, dessalgar, conservar. É muita informação que deixa o dia a dia bem difícil, mas a partir de agora você vai ter uma rotina bem mais tranquila:

1. Antes de descascar o alho, deixa alguns dentes de molho na água por 10 minutos. Isso fará com que as cascas se soltem mais facilmente;

2. Na hora de comprar limão ou laranja, prefira os de cascas lisas. Eles são os que possuem mais suco;

3. Creme de leite deixa a comida bem mais gordurosa. Substitua por iogurte natural;

4. Pratos gratinados combinam com superfície crocante. Coloque um pouco de farinha de rosca na mistura e queijo parmesão ralado no topo para garantir o resultado;

5. A salsinha verde e fresca pode permanecer na geladeira até 3 semanas. Para isso, lave, escorra bem e a coloque num vidro com tampa na geladeira;

6. Amendoim sem casca são os melhores! Para retirar elas facilmente, os coloque em uma forma e no formo a 180ºC por 15 minutos, depois esfregue com as mãos para remover toda a casca;

7. Feijão com caldo grosso é delicioso. Para deixá-lo assim, retire alguns grãos, amasse com o garfo e volte para a panela, mexendo bem até obter o caldo grosso;

8. Arroz soltinho e branco pede algumas gotas de limão na água do cozimento;

9. Para retirar soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira por 1 hora. Em seguida, faça um furo no fundo e deixe o líquido escorrer;

10. Para que o morango fique mais firme e durinho, coloque-os em uma solução com água e vinagre rapidamente. Seque e guarde na geladeira. Atenção, não remova os cabinhos;

11. Para saber se um ovo está bom para uso, coloque-o em um copo com água. Se ele boiar, está impróprio para utilização;

12. Exagerou no sal na hora de preparar um molho? Coloque uma fatia de pão francês ou até mesmo uma batata descascada na panela. Eles irão sugar o excesso;

13. Massa fofinha em bolos e tortas é possível após peneirar os ingredientes secos antes do preparo;

14. Na hora de fritar bifes ou frangos, não os espete com um garfo, isso irá ressecá-los;

15. Alface costumar murchar rapidamente. Se isso acontecer, deixe-os de molho na água com gelo. As folhas ficarão bonitas novamente.

Pronto, agora é colocar as dicas em prática e preparar pratos deliciosos para toda a família.

 

Fonte: Assessoria Alcalá
Foto: Freepik

 

Solicite um representante Alcalá e garanta as melhores soluções para a sua cozinha profissional:
(19) 3601.1970 | (19) 3601.0525.