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Como montar um cardápio atrativo

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Como montar um cardápio atrativo


Saiba mais:

O cardápio de um restaurante, lanchonete ou bar é a porta de entrada para atrair novos frequentadores e fidelizar a clientela. Na hora de elaborar é preciso levar em consideração as opções de comida que são a “cara” do seu negócio, o que será o carro-chefe, e principalmente um padrão no material impresso para que a comunicação fique fácil e eficaz. 

O cardápio de um restaurante, lanchonete ou bar é a porta de entrada para atrair novos frequentadores e fidelizar a clientela. Na hora de elaborar é preciso levar em consideração as opções de comida que são a “cara” do seu negócio, o que será o carro-chefe, e principalmente um padrão no material impresso para que a comunicação fique fácil e eficaz. 

Veja algumas dicas essenciais na construção do seu cardápio:

1) Escolha itens com o perfil do seu negócio

Desde o preço até as opções que vão compor o cardápio precisa levar em consideração o público-alvo, estrutura da cozinha, tamanho da equipe, armazenamento de matéria-prima. Outro ponto importante é identificar o carro-chefe, os pratos que dão mais lucratividade e a renovação de cardápio a cada seis meses ou a cada troca de estação.  

2) Imagem é tudo

Já ouviu dizer que as pessoas comem com os olhos? Colocar a ilustração do prato ao lado da descrição pode aumentar em até 50% o poder de venda dele. Aposte em fotos bem produzidas dos seus pratos e, jamais, utilize fotos de Internet ou de Bancos de Imagem, pois não correspondem à realidade do seu produto e você ainda pode perder credibilidade com seu cliente. 

3) Design do Cardápio

Assim como fotos bem produzidas, um design legal do seu cardápio também impressiona a clientela. Ele precisa ser prático, fácil de absorver as informações e ser criativo. A estética do cardápio conta muito para a identidade do seu restaurante. 

4) Descrição criativa e disposição dos preços

São dois fatores importantes para o cardápio. Pratos com descrição promovem o seu produto e se o texto for criativo, estimula as emoções do seu cliente. Preços alinhados à direita também atraem mais a cliente e utilizar números fracionados como R$14,90 ao invés de R$15,00 dão a percepção de que o prato é mais barato.  

Fonte: Assessoria Alcalá

Foto/Crédito: Shutterstock

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