Rua Norival Folster, 161 - Santa Barbara D' Oeste -SP
Central de Atendimento

Como montar uma padaria

Gostou? compartilhe!

Como montar uma padaria


Saiba mais:

Quem resiste ao cheirinho de pão fresquinho saindo na padaria? O mercado da panificação está em crescimento de acordo com as pesquisas e daremos algumas dicas importantes para você que está prestes a investir neste negócio.

1) Plano de Negócio
Avaliar o mercado e a concentração de padarias na região em que pretende iniciar o negócio é o primeiro passo. Segundo a PROPAN (Programa de Apoio à Panificação), em pesquisa realizada em 2009, existem 63.200 mil padarias em todo o país. Vale lembrar que o mercado de panificação está se especializando, havendo novos negócios como em food trucks, padarias gourmetcom produtos específicos sem glúten, orgânicos, dentre outros. Um estudo detalhado do mercado é necessário antes de iniciar no ramo.

2) Localização
Avalie os bairros, quantidade de padarias ou similares ao redor e determine qual o público que pretende atender. Local escolhido, procure a Prefeitura e a autoridade sanitária que irá analisar e informar se o local é ou não adequado para a sua padaria.

3) Exigências Burocráticas 
Um contador profissional poderá lhe ajudar para legalizar a empresa em todos os órgãos.

4) Espaço
A estrutura é importante para a sua padaria. A apresentação, exposição dos seus produtos e também a produção, bem como um depósito funcional e organizado, cozinha adequada, banheiros para público e funcionários, vestiário, copa, são pontos fundamentais.

5) Profissionais 
A quantidade de profissionais está relacionada ao seu planejamento para a capacidade de produção pretendida. Para uma padaria de pequeno porte, considere 7 funcionários, como: dois padeiros, um ajudante de padeiro, dois atendentes de balcão e dois caixas, levando em consideração os turnos de trabalho. A capacitação dos mesmos de acordo com o perfil da sua padaria é importante! Invista em treinamentos constantes e alinhe a comunicação, além de uniformes para padronizar seus profissionais.

6) Equipamentos 
O porte da padaria irá de acordo com o seu planejamento. Leve em consideração desde mesas, até cilindros, fornos, fatiadores, balanças, formas, refrigeradores, dentre outros. O investimento básico em pesquisa apresentada pelo SEBRAE é em torno de 70 mil reais em equipamentos.

7) Mercadoria
A escolha de matérias-primas de qualidade é fundamental para o resultado final dos seus produtos. O básico para iniciar a produção: farinha de trigo, sal, açúcar, fermento, emulsificantes, enzimas, melhoradores de massa e água.

8) Produção
Os principais itens produzidos por uma padaria são: pães, roscas, bolachas, salgados fritos e assados, torradas, pizzas, bolos, doces e tortas. Lembrando que os produtos oferecidos pela padaria serão de acordo com o público definido.

Essas foram algumas dicas básicas para iniciar o seu negócio. Vale consultar o mercado e especialistas do segmento para a elaboração de um plano de negócio eficiente.

 

Por: Assessoria Alcalá
Fotos/ Créditos: Shutterstock



Gostou? compartilhe!