Rua Norival Folster, 161 - Santa Barbara D' Oeste -SP
Central de Atendimento

Dicas essenciais para montar uma cozinha profissional

Gostou? compartilhe!

Dicas essenciais para montar uma cozinha profissional


Saiba mais:

Para montar uma cozinha profissional não apenas o local é determinante, como os equipamentos, cuidados e em principal o produto que irá ofertar, para isso, é fundamental um ambiente seguro e bem equipado, com total planejamento para otimizar os processos e garantir a qualidade não apenas dos pratos, como a qualidade e segurança no ambiente de trabalho dos colaboradores e bem estar dos clientes. Abaixo listaremos algumas dicas essenciais para você que deseja montar uma cozinha profissional.

Planejamento e organização 
Ao pensar no seu negócio, tenha em mente que o fluxo de um restaurante industrial é intenso e para isso, planejamento e organização são essenciais. Com planejamento em mãos, a dinâmica da sua cozinha será otimizada, pois além de saber quando os produtos chegarão, saberá como irá armazená-los, qual o planejamento de cardápio da semana para prepará-los, entre outras possibilidades. Sistema à la carte exige características diferentes de um sistema self-service por exemplo, mas com planejamento e organização prévios, você saberá as necessidades específicas para a sua cozinha.

Equipamentos profissionais 
A escolha dos equipamentos para as cozinhas profissionais deverá ser feita de acordo com um planejamento prévio, pois com uma análise profunda do seu plano de negócios, será possível identificar quais equipamentos serão necessários, pois são avaliados itens como o tipo de serviço que irá oferecer, o horário que pretende abrir o seu estabelecimento, o cardápio que irá desenvolver, a compra e entrega dos produtos a serem estocados e muitos outros detalhes. Uma consultoria especializada irá analisar cada detalhe para que a sua cozinha seja funcional, quais equipamentos serão essenciais. Lembre-se que a escolha dos equipamentos deve ser criteriosa, buscando marcas que tenham um histórico de boa qualidade e atendam todas as normas de segurança e qualidade.

Segurança e higiene 
As cozinhas profissionais devem atender todos os requisitos da Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, ao qual tem por objetivo garantir condições higiênico-sanitárias das refeições. Para tanto, a segurança alimentar quanto dos processos dentro das cozinhas é essencial.

O Ministério do Trabalho determina a partir das Normas Regulamentadoras (NRs) os padrões que devem ser seguidos rigorosamente sobre segurança de trabalho e ergonomia. O nutricionista e técnico em nutrição e dietética (conhecido também como TND), tem por responsabilidade dentro das cozinhas supervisionar as equipes que manipulam os alimentos de acordo com todos processos normativos e implantar, junto aos demais colaboradores, os ajustes necessários com o intuito de garantir a segurança do trabalhador, do cliente e da empresa.

A cozinha profissional é um local com vários fatores a serem analisados. Riscos e segurança, tecnologia e os novos equipamentos no mercado, ofertar o melhor ao colaborador e consequentemente ao cliente, analisar o mercado e estar atento às novidades, proporcionar inovação com qualidade, preocupar-se com uma boa gestão e administração, são alguns detalhes que farão com que a sua cozinha seja uma cozinha potencial.

Sucesso e bons negócios!

Por: Assessoria Alcalá
Fotos/ Créditos: Shutterstock

Solicite um representante Alcalá e garanta as melhores soluções para a sua cozinha profissional: 
(19) 3601.1970 | (19) 3601.0525.



Gostou? compartilhe!